Atenção, motoristas! Veja 4 dicas simples para evitar assaltos no trânsito

As mulheres, principalmente quando estão sozinhas, são o alvo preferido dos ladrões de veículos. Por isso, todo o cuidado é pouco no trânsito. Preparamos algumas dicas para você, leitor, se prevenir.

– Mantenha atenção redobrada: à noite e em lugares afastados, a atenção deve ser redobrada, antes de estacionar e depois de retornar ao carro. A preferência por estacionamentos particulares ajuda bastante, mesmo com as taxas altas. Quando não for possível estacionar em um local seguro, antes de descer do carro, verifique se não há presença de nenhum estranho. Observar a movimentação ao redor do veículo é fundamental para evitar situações complicadas. O mesmo procedimento vale para a hora de deixar o local estacionado. Uma vez dentro do carro, não é recomendável ficar muito tempo parado , falando ao celular ou distraído com qualquer outra coisa que possa te colocar em situações de risco;

– Mantenha Vidros fechados e portas travadas: assim que entrar no carro, trave as portas e dirija sempre assim. Os vidros devem permanecer fechados, tanto de dia quanto de noite, especialmente em congestionamentos e diante de sinais vermelho. Durante o verão, quem não tem ar condicionado pode deixar o vidro aberto quando o carro estiver em movimento, mas, nestes casos, será necessário ficar sempre atento a movimentos estranhos, principalmente quando a velocidade for reduzida;

– Não fale ao celular: além de ser uma infração de trânsito, dirigir falando ao celular pode provocar acidentes e facilitar a ação de bandidos. A recomendação é evitar usar o aparelho até mesmo depois de estacionar e descer do carro, enquanto você se caminha para o local de destino ou volta ao carro. A distração nestes momentos é um dos principais responsáveis por atrair criminosos;

– Preste socorro apenas quando tiver certeza do problema: um truque muito comum entre pessoas más intencionadas é ficar com o carro parado no acostamento e pedir ajuda. O ideal é não parar, exceto quando a situação for evidentemente verdadeira. À noite ou em estradas afastadas, parar para prestar socorro somente se houver acidente. Caso contrário, não pare. Infelizmente a solidariedade pode ser prejudicial e uma isca para roubos e sequestros.

Estas pequenas medidas não devem ser esquecidas durante o dia-a-dia, por nenhum motorista. Com a devida atenção, muitos problemas podem ser evitados.

Dicas extras

Para conseguir dirigir confortavelmente, use sempre calçados fechados, e as mulheres  evitarem o uso de salto alto. A posição do banco e espelhos retrovisores deve ser ajustada sempre que necessário, para que seja possível manter a postura correta ao volante e observar tudo à sua volta.

Caso se envolva em algum acidente, lembre-se de manter a calma em primeiro lugar, por mais difícil que seja. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que não está ferido(a) e caso tenha outras pessoas presentes, verifique se há alguém ferido e chame logo por ajuda. Sinalize o local do acidente, para evitar outras colisões. Conte com a ajuda de policiais e outras autoridades para solucionar o problema. Quando não for possível, tente colher as informações necessárias para consertar possíveis estragos e, logo em seguida, registre queixa na delegacia.

Dirigir tranquilamente e com segurança, é mais fácil do que a gente imagina. Basta ficar sempre atento e evitar distrações que possam ocasionar problemas mais graves. Com isso em mente, sinta o prazer de cair na estrada, sempre que precisar ou sentir vontade!

 

Rolar para o topo