5 dicas para evitar danos nas cargas.
Cargas danificadas provocam sérios prejuízos às empresas — elevando os custos com a reposição dos itens, retrabalho, novas embalagens e reentrega. Mas, mais do que isso, elas causam transtornos aos clientes, podendo, inclusive, resultar na perda desse consumidor e má reputação da empresa, caso essas ocorrências sejam recorrentes.
Por isso, separamos no post de hoje 5 dicas incríveis para evitar danos nas cargas. Ficou interessado? Então continue acompanhando e descubra quais são elas agora mesmo!
1. Aposte em uma embalagem reforçada
Na ânsia de reduzir custos, muitos gestores acabam economizando nos projetos de embalagem. Contudo, esse é o famoso “o barato que sai caro”, visto que um dos principais motivos de avarias está no fato de a embalagem não ser adequada ao manuseio e transporte. Portanto, ainda que isso represente um gasto maior, o ideal é elaborar projetos de embalagem que realmente ajudem a evitar dano às cargas.
2. Invista em proteção extra
Essa dica vale especialmente para cargas frágeis, que dificilmente ficariam protegidas apenas com a embalagem de papelão tradicional. Ou seja, vale a pena investir na utilização de plástico-bolha, isopor e sacos de ar, por exemplo. Eles ajudam a garantir que a carga não será avariada durante o transporte e no manuseio.
3. Preencha espaços vazios
Espaços vazios dentro das embalagens acabam fazendo com que as cargas se movimentem durante o transporte e aumente o risco de avaria. Nesse caso, para evitar danos nas cargas, o ideal é preencher esses espaços — bolinhas de isopor e sacos de ar são boas opções — e garantir que a mercadoria esteja bem protegida internamente para o transporte.
4. Treine a equipe
De nada adianta investir em embalagens reforçadas e se preocupar com o acondicionamento das cargas se a equipe não é treinada e conscientizada sobre a importância desse processo. Portanto, vale a pena criar procedimentos bem definidos e formalizá-los, orientando a equipe a respeito da forma correta de manusear, acomodar e embalar os itens, de acordo com suas particularidades.
5. Evite água e umidade
Parece uma dica óbvia, mas, na verdade, existe uma questão que se chama “suor de carga”. Ela acontece, principalmente, devido às mudanças climáticas. Ou seja, uma carga que sai do Nordeste com direção ao Sul, por exemplo, deve estar preparada para essa alteração no clima, o que significa dizer que pode ser necessário utilizar dissecantes, evitando mofo, deformações e/ou corrosões nas embalagens.
Outro ponto importante é a verificação dos veículos que serão utilizados para transporte. Isso é especialmente importante em épocas de chuvas, em que pode ocorrer infiltrações que prejudiquem as cargas.
Como podemos ver, as soluções para evitar danos nas cargas podem contar tanto com medidas internas, quanto externas. O que se faz mais necessário, na verdade, é avaliar quais são os principais motivos das avarias e atuar nessas causas.
Compartilhe sua experiência com nossos leitores e deixe sua opinião no espaço de comentários! Participe!