8 razões pelas quais todo embarcador precisa de um TMS

Confira abaixo a o artigo publicado por Bridget McCrea no site Logistics Management.

Como uma das ofertas mais “maduras” dentro dos softwares de gerenciamento da cadeia de suprimentos, os sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) são mais conhecidos por seus recursos de roteamento, programação, seleção de transportadora, licitação de carga e consolidação de remessas.

Embora essas soluções já existam há algum tempo, uma pesquisa recente mostra que apenas 35% dos embarcadores estão usando esses sistemas como parte de suas estratégias gerais de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Essa mesma pesquisa também descobriu que 39% das empresas planejavam comprar ou atualizar seu TMS durante o próximo ano – um sinal que poderia resultar em taxas de adoção mais altas no futuro.

Chris Cunnane, analista sênior do ARC Advisory Group em Boston, diz que suas descobertas apontam para as taxas de adoção do TMS chegando a mais de 50% nos próximos anos, embora ainda haja “muitas empresas que não estão colhendo os benefícios do TMS”. ,”

Com o objetivo de ajudar as operações logísticas a entender melhor os benefícios do TMS, três analistas do setor descrevem suas principais razões para que cada embarcador integre essa plataforma.

 

O TMS tem um retorno sobre o investimento (ROI) comprovado

De acordo com Cunnane, uma pesquisa da ARC sobre o ROI do TMS descobriu que os entrevistados indicaram economias de frete de aproximadamente 6% com o uso de um aplicativo TMS. Dessas economias, quase 60% dos usuários indicaram que menos de 25% da economia líquida foi absorvida pelo TMS.

 

Isso ajuda os embarcadores a trabalhar melhor no ambiente Omnichannel

O comércio eletrônico, por exemplo, praticamente eliminou as barreiras geográficas de muitas empresas e, ao mesmo tempo, as tornou mais “globais” por natureza. É claro que há questões logísticas e regulatórias que acompanham o transporte global, explica Cunnane, mas o comércio eletrônico permite que clientes em quase todas as partes do mundo visualizem e comprem mercadorias, independentemente da localização física da mercadoria. “O TMS reduz algumas dessas dores de cabeça de movimentação de carga da origem para o destino, combinando transportadoras e otimizando os modos”, diz ele.

 

Está disponível na nuvem

Poucos argumentariam que o TMS foi uma das primeiras soluções de gerenciamento da cadeia de suprimentos a entrar e permanecer na nuvem. Com menores custos iniciais, manutenção e atualização mais fáceis, os aplicativos baseados em nuvem decolaram em diversas soluções e plataformas da cadeia de suprimentos.

Manu Gupta, líder de prática de TMS na consultoria de gestão Capgemini, diz que o fato de o TMS estar prontamente disponível em uma opção baseada na nuvem o torna atraente para novos usuários. “A nuvem oferece aos usuários de TMS um preço competitivo, baixos custos de manutenção e sobrecarga e redução de dores de cabeça”, diz Gupta. “Essas características estão atraindo novas empresas, que podem ter pensado que um TMS estava além de suas necessidades ou que era muito caro”.

 

O TMS pode diminuir o impacto da falta de motoristas

A escassez de caminhoneiros continua a ser uma preocupação primordial para provedores de logística terceirizados e para os transportadores que eles atendem. “A escassez de motoristas continua a tornar-se mais grave para os transportadores”, diz Gupta, que vê o TMS como uma forma de os transportadores obterem uma melhor imagem da disponibilidade do motorista e da capacidade da transportadora. “Vamos começar a ver algumas estratégias bastante inovadoras surgindo”, prevê Gupta. Os transportadores vão precisar de tecnologia – especificamente TMS – para ajudá-los a tomar melhores decisões nessa área.”

 

Ele pode servir como um repositório de dados valioso

As empresas que ainda usam uma combinação de planilhas, chamadas telefônicas e e-mail para gerenciar seus componentes de transporte podem estar custando dinheiro significativo anualmente.

De acordo com Gupta, as empresas que não adotaram a gestão automatizada de transporte devem parar e fazer a si mesmas perguntas como: quanto estou gastando em remessas? O que estou gastando em cada carga? Meus clientes estão recebendo o produto no prazo? Eu tenho os níveis certos de visibilidade da cadeia de suprimentos?

“Os remetentes que não usam um TMS provavelmente nem têm acesso a esses números nem às respostas a essas perguntas”, diz Gupta. “Esses remetentes que usam o TMS, no entanto, têm acesso aos painéis, relatórios e outras medidas que permitem uma tomada de decisão mais assertiva e redução de custos.”

 

O TMS permite uma abordagem mais proativa para o gerenciamento da cadeia de suprimentos

As empresas que dependem de um mix de planilhas e interações manuais com seus fornecedores são mais propensas a administrar departamentos de transporte “reativos”. Em outras palavras, os funcionários-chave estão mais focados em apagar incêndios diários do que em encontrar maneiras de trabalhar de forma mais inteligente, melhor, mais rápida e mais barata. Adicione um TMS à equação e o cenário muda drasticamente.

“Há um contingente de empresas que têm pequenas bases de operações e que não estão necessariamente preocupadas com as oportunidades e a natureza competitiva do mercado de transporte, nem estão sendo proativas em buscar soluções que possam oferecer a elas as melhores opções de custo e desempenho.”, afirma John Santagate, diretor de pesquisa da Manufacturing Insights da IDC.

Ao implementar um TMS, acrescenta Santagate, eles podem agilizar seus departamentos de transporte, conectar suas transportadoras às suas redes on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana, e melhorar a maneira como adquirem e gerenciam o frete.

 

Ajuda os embarcadores a melhorar os níveis de atendimento ao cliente

Como Cunnane apontou anteriormente, o embarcador típico obtém um ROI de 6% de seu investimento em TMS. Essa é uma economia de US $ 60.000 em cada US $ 1 milhão gasto em frete. Além disso, a Santagate diz que os usuários do TMS experimentam benefícios como níveis aprimorados de atendimento ao cliente, possibilitados pela melhor visibilidade, velocidade e automação que o TMS oferece.

Em uma era em que os clientes estão exigindo cada vez mais, usar um painel para identificar uma remessa, acessar um prazo de entrega específico ou oferecer uma alternativa podem ser ferramentas valiosas de atendimento ao cliente. “O transporte é definitivamente uma área que pode ser aproveitada para atingir os níveis de atendimento ao cliente que estão sendo exigidos agora”, diz Santagate.

 

O TMS é um link valioso na cadeia de suprimentos conectada digitalmente.

Um bom TMS não permite apenas que os embarcadores gerenciem seus próprios custos e mantenham um controle sobre suas métricas internas, como também “conecta” transportadoras, clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios à plataforma. Por exemplo, os embarcadores podem usar um TMS para ver rapidamente o desempenho de transportadoras específicas em termos de entregas no prazo e atendimento ao cliente.

Usando essas informações, as empresas podem tomar melhores decisões de transporte que, por sua vez, melhoram seus próprios níveis de atendimento ao cliente. Ao criar essa cadeia de suprimentos conectada digitalmente, os embarcadores podem navegar com mais eficiência em um mundo em que a mobilidade, a nuvem, a Internet das coisas e outras inovações estão no banco do motorista.

“As empresas devem poder se conectar digitalmente com suas cadeias de suprimentos”, acrescenta Santagate, “e o TMS oferece um ângulo para pequenos e grandes embarcadores capturarem os pontos de dados necessários, conduzirem análises e fazerem melhorias como acharem melhor. Tudo isso é muito difícil de fazer com um sistema baseado em planilhas.”

 

Altos níveis de adoção de TMS à frente

Com nossos analistas do setor fazendo alguns argumentos bastante convincentes em favor da TMS, e com tendências como a distribuição Omnichannel e o comércio eletrônico forçando os embarcadores a simplificar e aprimorar seus componentes de transporte, espere ver mais empresas usando o TMS no futuro.

“Definitivamente, acho que as empresas buscarão não apenas o TMS, mas também soluções que forneçam uma visão mais ampla da cadeia de suprimentos”, prevê Gupta. “Os embarcadores precisam ser capazes de analisar todo o caminho da cadeia até o que está acontecendo nas fábricas de seus fornecedores, e isso requer uma solução de tecnologia de base mais ampla”.

Se interessou? Entre em contato com a nossa equipe e descubra as soluções que o Compulog pode oferecer a sua empresa.

Rolar para o topo