5 indicadores de desempenho para logística que você deve utilizar

A logística bem-feita é algo que pode facilitar e garantir os melhores resultados dentro de qualquer empresa — e, por esse motivo, é importante mensurar a eficiência dos transportes realizados e das entregas efetuadas. Para que você aperfeiçoe cada vez mais seus resultados corporativos, confira, no post de hoje, cinco indicadores de desempenho para logística!

Tempo em trânsito

O tempo que o produto demora até chegar ao público ou consumidor final é uma boa referência de desempenho, podendo ser medido pela quantidade de dias ou horas.

Esse indicador é bastante válido para ser examinado, pois o tempo pode variar de acordo com cada empresa de transporte. A escolha do modal de transporte também influencia no período consumido ou poupado até a entrega da carga em questão.

Manutenção de avarias na frota

Avarias na mercadoria podem ser percebidas em qualquer frota, o que torna essa manutenção um indicador importante do desempenho. Analisando esse ponto será possível verificar se a carga está sendo manuseada de forma correta, e também se a situação dos veículos utilizados no transporte está adequada.

Para calcular esse item, multiplique o valor das avarias no transporte por 100. O resultado deverá ser dividido pelo total de mercadorias transportadas. Para que o indicador esteja em uma boa média de desempenho, o valor mensal das avarias precisa estar entre 0,1% até 0,5%. Se o valor for maior, é preciso melhorar a manutenção para evitar maiores danos.

Notas de transporte

Para indicar a qualidade e medir o desempenho das empresas de transporte, fique atento à forma como as notas de transporte são trabalhadas. A exatidão delas envolve a forma como são preenchidas e trabalhadas.

Os erros das notas incluem falta de informações, preço errado e até mesmo a indicação equivocada do peso da carga total. Para calcular esse indicador, divida a quantidade de notas corretas pela quantidade total de notas em um período.

Percentual da capacidade

Normalmente, os caminhões que transportam carga possuem muito espaço, que em alguns casos é subtilizado. Esse indicador de desempenho mostra se existe alguma capacidade ociosa do veículo.

Para calcular o indicador, basta dividir o peso da carga transportada pela capacidade total do veículo. Se o resultado indicar que 85% da capacidade está sendo utilizada, significa que o veículo ainda tem 15% de espaço.

Custo de transporte

O valor gasto com transporte pode interferir diretamente no preço de produção e também de venda do produto.

Esse custo pode ser calculado por unidade, outbound (saída) e inbound (entrada). Basta dividir o custo total do frete pela quantidade de unidades transportadas. Esse indicador é para produtos que possuem um padrão em relação ao peso e tamanho.

O custo outbound, ou de saída, é calculado dividindo o custo do frete de entrega pela receita de vendas de um período. Já no caso do indicador inbound, ou de entrada, divide-se o valor do frete pela quantidade de itens comprados em um período. Vale ressaltar que é preciso separar os fretes pagos por fornecedor e por empresa.

Esses indicadores de desempenho de logística são utilizados não somente para melhorar a lucratividade da empresa, mas também para agregar valor à marca e obter maiores retornos. Se gostou das nossas dicas de hoje, compartilhe nas redes sociais!

Rolar para o topo