Eficácia x Eficiência na cadeia logística.

A cadeia logística diz respeito a todos os processos experimentados por um produto até que ele chegue ao consumidor final. Esse processo começa nos fornecedores e se estende até a distribuição, além de poder pegar o caminho oposto, como na logística reversa. Para o sucesso da cadeia logística, existe uma série de decisões a serem tomadas e de processos a serem realizados do jeito certo.

É exatamente nesse momento que entram as noções de eficácia e eficiência — que, por sinal, são erroneamente tomados muitas vezes como se fossem a mesma coisa. Para entender melhor sobre o assunto, veja, no post de hoje, a diferença entre os dois conceitos e saiba como eles influenciam essa sequência de processos de transporte!

A eficácia

A eficácia está muito mais ligada ao nível intelectual da execução de um processo, o que significa que ela se relaciona mais fortemente à tomada de decisão. Nesse sentido, ser eficaz significa ser capaz de avaliar as informações de determinada situação, os recursos disponíveis e, a partir disso, tomar a decisão mais acertada para um determinado objetivo estratégico.

No geral, ser eficaz significa identificar a coisa certa a se fazer e tomar a decisão mais adequada para o momento. Muitas vezes, em condições adversas ou diferenciadas, essa coisa certa a ser feita difere fortemente do que seria decidido em outros momentos.

A eficiência

Já a eficiência está ligada a um conceito mais prático e diz respeito ao processo operacional. Com isso, ser eficiente significa não apenas fazer a coisa certa, mas fazê-la da melhor maneira possível.

Um processo eficiente é aquele que não apenas ajuda a empresa a atingir seus objetivos, mas também que faz com que haja menos desperdício ou uso de recursos, por exemplo. Com isso, é fazer a coisa certa do jeito certo.

Além de levar em conta os recursos disponíveis e a situação atual, a decisão pela eficiência também leva em consideração o objetivo estratégico de modo a gastar o mínimo possível para fornecer o máximo de qualidade.

Eficácia e eficiência na cadeia logística

Em razão de suas características, a cadeia logística é fortemente influenciada pela eficácia e pela eficiência. Uma cadeia logística eficaz é aquela na qual as melhores decisões para o processo logístico são tomadas, enquanto uma cadeia eficiente é aquela que realiza os processos da melhor maneira possível. Por isso, uma cadeia que englobe os dois conceitos é o objetivo de qualquer empresa que deseje o sucesso.

Imagine, por exemplo, o processo de distribuição sobre um produto. A eficácia começa na decisão pelo meio de transporte ideal: rodoviário, aéreo, ferroviário ou multimodal,  por exemplo.

Decidido pelo transporte rodoviário, a eficiência diz respeito ao planejamento de rotas e à escolha do melhor veículo. Quando há uma parada no meio do caminho e a gestão precisa tomar uma decisão, novamente a eficácia entra em jogo para que o objetivo final — no caso, a entrega no horário — seja alcançado.

Eficácia e eficiência são conceitos diferentes, mas que, juntos, fornecem resultados de sucesso para a cadeia logística. No final, a empresa se beneficia por atingir seus objetivos com menos gastos e o consumidor também sai ganhando por receber mais qualidade.

Fonte: Prestex

Rolar para o topo