A Era da Logística Robótica – Parte l

Por que estamos entrando na era da logística robótica?

Confira abaixo a primeira parte do artigo publicado por Alex Owen-Hill no blog robotiq.

 

A logística robótica finalmente chegou ao mundo. Aqui estão as informações essenciais para que você possa se preparar para a logística do futuro.

Até alguns anos atrás, a quantidade de robôs na indústria de manuseio e distribuição de material era relativamente baixa. A automação tem sido tradicionalmente desafiadora para esse setor complexo.

Recentemente, no entanto, o ritmo realmente pegou na logística robótica. Estamos agora começando a ver grandes financiamentos e investimentos no setor. Por exemplo, em junho de 2018, o Google investiu US $ 500 milhões em logística automatizada para JD (o equivalente chinês à Amazon). No final do ano passado, a Alibaba investiu US $ 15 bilhões em sua própria infraestrutura de logística robótica.

Espera-se agora que o mercado global de armazenagem e logística robótica exceda US $ 22 bilhões até o final de 2021.

 

O que é logística robótica?

Logística é a gestão do fluxo das coisas. Estes podem ser coisas físicas (produto, inventário, materiais, etc.) ou até mesmo o fluxo de informações.

O setor de logística é enorme. Eu acho que é justo dizer que une nosso mundo moderno. Sem logística, todos nós ainda estaríamos vivendo em fazendas autossuficientes. É a única maneira de sobrevivermos. Logística nos mantém vivos.

Como a logística é tão abrangente, inclui uma enorme quantidade de processos diferentes. Por exemplo: armazenagem, pedido, transporte, separação, embalagem, descarte, entrega, inventário, fusão em trânsito, roteamento, reciclagem, expedição, e isso é apenas para citar alguns!

Logística robótica significa simplesmente aplicar a robótica a um ou mais desses processos. Obviamente, há muitas aplicações robóticas possíveis. Mas aqui estão alguns comuns:

 

Paletização robotizada – Os robôs são usados ​​para carregar ou descarregar produtos e materiais de paletes.

Embalagem robótica – Os robôs são usados ​​em ambos os processos primários – para embalar matérias-primas – e processos secundários – para embalar produtos pré-embalados em caixas maiores, engradados, etc.

Colheita robótica – Os robôs estão começando a ser usados ​​em armazenamento e triagem para escolher produtos das prateleiras.

Robôs Automatizados do Centro de distribuição da Amazon

Robotiq Adaptive Grippers

//www.youtube.com/watch?v=4sEVX4mPuto

Por que devemos prestar atenção à logística robótica agora?

O atual boom de robôs de logística já vem de muito tempo – pelo menos 10 anos, na verdade. Na Robotiq, tivemos a sorte de testemunhar toda a jornada. Em 2008, nosso CEO Samuel Bouchard escreveu um post no blog que anunciava a chegada do inovador armazém robótico da Kiva Systems. Quatro anos depois, em 2012, a Amazon adquiriu a Kiva Systems. Esta aquisição pode ser razoavelmente considerada como o ponto de partida para um novo tipo de logística automatizada.

Parece que estamos chegando a um ponto de inflexão. Um relatório de tendências de 2016 da gigante de logística DHL explicou que dois fatores estão impulsionando a necessidade de soluções logísticas autônomas no momento:

O crescimento do e-commerce – A distribuição de produtos mudou completamente durante a última década. Os produtos agora são embalados individualmente e enviados diretamente aos clientes, em vez de em massa para os fornecedores como eram no passado. Há uma enorme variedade de requisitos de embalagem diferentes, o peso das remessas está aumentando à medida que itens mais pesados ​​estão sendo comprados on-line, e a velocidade de distribuição também aumentou.

A falta de mão de obra disponível – A escassez de competências está afetando muitos setores, não apenas a logística. Não há trabalhadores qualificados o suficiente para preencher os cargos necessários

[Robotiq]

Rolar para o topo