A importância da logística na fidelização de clientes

As relações comerciais estão cada vez mais dinâmicas e instantâneas. O que antes demorava dias para se concretizar hoje pode ser resolvido com alguns simples cliques. A internet e as novas ferramentas de comunicação, vendas e gestão de negócios proporcionaram às empresas muito mais agilidade em seus processos.

Um dos setores mais impactados por essa revolução tecnológica das últimas décadas foi a logística. Atualmente, existem diversas estratégias nesse ramo que podem ser adotadas pela sua empresa com o objetivo de tornar as entregas e distribuições mais rápidas, organizadas e coordenadas. Boas operações nesse setor garantem mais do que a objetividade do seu negócio: elas podem ser o sucesso para a fidelização de novos clientes. Confira neste post como funciona a logística na fidelização de clientes e como ela pode ser o diferencial do seu negócio, ajudando a reter o consumidor!

Seja claro e realista

Ninguém gosta de ser enganado, muito menos quando o assunto é a entrega do tão desejado produto recém-adquirido. Portanto, nada de oferecer prazos impossíveis de serem cumpridos ou com deadline muito apertado. Pior do que entregar o produto em uma semana é fazê-lo nesse período mas com a promessa de que a entrega seria feita em dois dias. Deixe sempre claro que as remessas podem ter suas datas alteradas por conta de imprevistos, mas estabeleça uma margem segura e realista para o cliente. Para criar essa margem, analise o tempo médio das entregas e adicione alguns dias (isso serve principalmente para locais muito distantes) e pronto. Se o tempo de entrega da sua empresa for muito superior ao da concorrência, é hora de repensar o processo!

Utilize o Overdelivering como ferramenta de logística na fidelização de clientes

Esse termo serve para representar o serviço de entrega com um “algo a mais”. Por exemplo, ao comprar um vinho o cliente recebe um pequeno guia de harmonização da bebida. O Overdelivering é o termo usado em administração para referir ao processo no qual a empresa se esforça para entregar ao cliente algo que complete a sua satisfação. Pode ser um brinde — como no exemplo acima — ou simplesmente por meio da entrega antes do prazo estipulado. Oferecer ao cliente experiências positivas e surpreendentes relacionadas ao frete podem fazer dele um comprador assíduo.

Diversifique as formas de envio

Cada vez mais é preciso ser flexível. Compactar o modelo de entregas da sua empresa em um sistema sem muita flexibilidade pode espantar a clientela. Há quem prefira entrega agendada ou envio via PAC, sem pressa de entrega e de custo mais baixo. Outros, por sua vez, demandam entrega express e não ligam de pagar a mais por isso. Cada cliente possui uma necessidade e um ritmo para esperar suas encomendas, por isso não deixe de oferecer algumas boas formas de frete.

Informe o cliente

Sempre que for preciso fechar um contrato de prestação de serviço com uma transportadora certifique-se de quais são as informações que ela disponibiliza para você e sua base de clientes. Muitos compradores possuem o hábito de conferir informações como prazo de entrega, trânsito do pacote e rastreamento. Opte por oferecer aos seus clientes a maior quantidade possível de informações, assim eles podem acompanhar o ritmo das entregas sem medo de sofrerem algum tipo de golpe ou atraso.

Experiências positivas são fundamentais para a logística na fidelização de clientes. Invista em empresas seguras e em processos eficazes e modernos para fazer com que um comprador eventual se torne um cliente da sua empresa. Quer ficar por dentro das novidades do mundo da logística? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas dicas! Elas podem ajudar no planejamento das suas operações!

Rolar para o topo