Aumenta o número de roubo de cargas e carretas em 2015

O número de carretas roubadas ou furtadas com cargas nas estradas federais, principalmente em regiões próximas da Capital mato-grossense, aumentou de forma surpreendente – em seis meses deste ano, já foram registradas mais ocorrências do que em todo o ano passado.

Pelas contas da Polícia Civil, em 2014, foram 35 roubos e 10 furtos, num total de 45 carretas levadas pelas quadrilhas especializadas, que visam tanto ao veículo como à carga.

No primeiro trimestre deste ano, foram 29 roubos e 18 furtos, num total de 47 casos.

As investigações apontam que, muitas vezes, o alvo dos ladrões são as cargas, principalmente, de combustível, que é fácil de repassar para o receptador, e não há como saber se o óleo diesel roubado foi misturado com o comprado com nota fiscal.

De acordo com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, Héverton Mourett de Oliveira, há uma preocupação do Estado e de outras instituições em combater esse tipo de crime em Mato Grosso.

“Desde o ano passado, foi constituído esse grupo, formado por representantes da Segurança Pública e empresas ligadas ao transporte de cargas, para fazer um enfrentamento sistematizado e integrado desse crime e buscar resultados positivos”, explicou.

A capacitação dos motoristas que transportam cargas no Estado foi outro ponto discutido na reunião.

Para o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Fábio Velozo Pastor, o curso de direção defensiva pode contribuir para redução de acidentes, evitando o saque de cargas.

Calculando rotas seguras e rápidas, o Compulog é um sistema de monitoramento e logística de cargas. Com o mapa real de toda a América do Sul, o Compulog foi desenvolvido para que sua empresa tenha mais eficiência e segurança ao transportar produtos. Todo o gerenciamento pode ser feito via web, o que torna processo mais rápido e em tempo real, em casos de incidentes, são enviados alertas via e-mail ou SMS. O Compulog foi feito para que sua segurança e bem-estar estejam sempre em primeiro lugar.

 

Fonte: Mídia News

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo