Carga aérea: O que pode ser transportado?
O transporte aéreo é, frequentemente, solicitado por empresas que precisam realizar o envio de cargas urgentes, especiais, ou para a prática da entrega no mesmo dia ,muito comum em regiões metropolitanas. Contudo, existem algumas restrições para que a carga aérea seja enviada.
No artigo de hoje falaremos mais sobre essas restrições e sobre os tipos de cargas que podem ser enviadas através do modal aéreo. Continue conosco e confira!
Cargas perigosas
As cargas perigosas, como inflamáveis, explosivos, radioativos, entre outras, podem ser embarcadas desde que possuam autorização da companhia aérea. Além disso, a documentação deve vir com a uma ficha de identificação do material, incluindo informações a respeito do manuseio correto, para o caso de alguma eventualidade ocorrer.
As embalagens, assim como as condições de transporte, devem ser regulamentadas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e, dentre os materiais perigosos transportados, podemos citar: vacinas, baterias, aerossóis e equipamentos elétricos.
Cargas perecíveis
As mercadorias perecíveis são aceitas como cargas aéreas, desde que se tenha a certeza de que chegarão em seu destino em bom estado. As mercadorias perecíveis são caracterizadas por terem um ciclo de vida curto e rápida deterioração.
Quando embarcadas, elas devem possuir uma etiqueta especial, que as identifique como produtos perecíveis. As flores e alguns tipos de alimentos se enquadram nessa categoria, por exemplo.
Animais vivos
O embarque de cargas desse tipo está condicionado à regulamentação do IATA. As normas descrevem o tipo de animal, qual é o tipo de aeronave, a temperatura adequada, qual é o estado de saúde do animal e se ele está em período de gestação.
Caso algum animal esteja em período de gestação ou em más condições de saúde, ele não é aceito para viagem.
Produtos frágeis
Esses produtos podem ser: vidros, cristais, louças, espelhos, entre outros. A restrição de embarque desse tipo de mercadoria está ligada à embalagem utilizada, que deve assegurar a integridade da carga durante o transporte.
Isso se deve ao fato de muitos contratos terem cláusulas de multas para casos de avarias.
Cargas valiosas
Normalmente, essas cargas não possuem restrições para embarque. Algumas empresas deixam de transportar devido ao seu alto valor agregado, o que pode causar insegurança devido a furtos e roubos.
Cargas controladas
Algumas cargas são controladas pelo Governo, como as vacinas, os medicamentos, as armas, entre outras. Para que esse tipo de carga seja transportada é necessário obter possuir certificação da ANVISA, obter a licença do Serviço Regional da Aviação Civil, além da autorização da Guia de Tráfego — fornecida pelo Ministério do Exército.
O envio de carga aérea, muitas vezes, é feito por decisões estratégias das empresas. No entanto, como podemos ver, em alguns casos as cargas precisam de manuseio, embalagem, tratamento e transporte especial — o que acaba provocando restrições de envio.
Por outro lado, desde que sejam atendidas as especificações, o transporte pode ser realizado e, em alguns casos, acaba sendo o mais recomendado. Isso dependerá do tipo da carga transportada, da urgência e da estratégia de atendimento ao cliente.
Alguma vez a sua empresa precisou lidar com restrições ao envio de carga aérea? Conte para a gente!
Fonte: Prestex