Conheça a diferença entre rastreadores, bloqueadores e localizadores

Com números somando mais de 1.200 veículos roubados por dia em todo o Brasil, a utilização de dispositivos de atuação remota para recuperação de veículos é cada vez mais indispensável, e as palavras bloqueadores, localizadores e rastreadores mais comum no cotidiano das pessoas. Apesar da popularidade, esses equipamentos ainda geram muitas dúvidas entre os consumidores. Todos esses dispositivos são utilizados para recuperação de veículos roubados, porém, atuam de maneiras diferentes. Entenda suas funções e evite a confusão ao adquirir um desses equipamentos para seu veículo.

Rastreadores

Os rastreadores são equipamentos mais sofisticados, capazes de mostrar a localização atual e o histórico de posicionamento do veículo, calculando e enviando continuamente os dados para a central de rastreamento, sendo mais precisos que os outros equipamentos. A maioria dos rastreadores utiliza receptores de GPS (Global Positioning System) e um modem celular para calcular e transmitir sua localização. Apesar da cobertura do GPS ser global, os rastreadores utilizando modems ainda dependem da cobertura das operadoras de telefonia para enviarem as posições. Assim, em aplicações críticas, como transporte de cargas de alto valor, utiliza-se transceptores (transmissor + receptor) via satélite para o envio dos dados. Este tipo de rastreador é reconhecido facilmente pela presença de domos externos, as famosas “panelas” que abrigam a antena de comunicação satelital. Podemos afirmar que rastreadores apresentam cobertura nacional, em níveis similares a rede de telefonia celular.

Bloqueadores

Este dispositivo oferece simplesmente o bloqueio do veículo à distância, sem qualquer localização associada. No caso de furto ou roubo, o usuário comunica a central de atendimento que, por sua vez, envia um comando de bloqueio ao veículo através de um sinal de rádio-frequência (RF). O bloqueio pode ocorrer em qualquer lugar dentro da área de cobertura, sem informação de localização. Por isso, encontrar o carro não é uma tarefa comum. Assim, para remediar essa situação, muitos modelos de bloqueadores possuem sinais de seta e sirene associados ao bloqueio, aumentando as chances de recuperação.

Localizadores

Os localizadores são uma solução intermediária que oferecem ao usuário a localização “sob demanda” do veículo. Ao contatar a central de monitoramento esta, por sua vez, fornece apenas a localização atual do veículo, sem qualquer histórico de posicionamento anterior. A localização sob demanda permite que estes aparelhos tenham um custo de produção e venda menor que os rastreadores, mas mantendo ainda a capacidade de localização, sendo, por isso, muito mais convenientes e efetivos do que bloqueadores puros. Os localizadores, em sua maioria, utilizam técnicas de localização por RF e, por causa do alcance limitado ou da necessidade de infraestrutura específica destas técnicas, a área de cobertura dos localizadores é limitada a regiões metropolitanas e cidades específicas. Esse é um ponto muito importante ao qual o usuário deve se atentar.

Rolar para o topo