Logística reversa: aprenda como implementar na sua empresa
Entregar os produtos adequados no tempo estabelecido para o cliente já é uma tarefa logística complicada por si só e que merece atenção. Em algumas situações, acontece a logística reversa e, sem a devida preparação, a empresa pode sair prejudicada.
Para evitar uma conjuntura crítica, aprenda a seguir como implementar da maneira correta esse tipo de logística na sua empresa!
O que é a logística reversa?
A logística reversa é o processo logístico em que o produto retorna para a empresa por um motivo ou outro. A devolução por parte do cliente, um retorno antes que a entrega fosse efetivada ou um processo de logística mal realizado podem fazer parte da logística reversa.
Se um cliente compra um produto online e desiste da compra depois de o produto ser expedido, por exemplo, esse é um processo de logística reversa. Caso o cliente recuse a entrega por questões diversas, ocorre outra situação em função mesmo fator.
Como implementar a logística reversa na sua empresa?
Por mais que se pense o contrário, a logística reversa é um processo praticamente inevitável: em determinado momento algum produto vai retornar à empresa, depois de ter sido expedido.
Se não existem meios de evitar por completo que isso aconteça, então o melhor a se fazer é se preparar para programar essa logística em seu negócio. Entre as atitudes necessárias estão:
Estabeleça uma política de logística reversa
Para implementá-la em seu negócio, a logística reversa vai precisar de uma política clara e bem definida. Para os seus clientes, isso vem em forma de política de troca e de devoluções. Estabeleça de forma clara quais são as condições para que os produtos sejam trocados ou devolvidos.
Isso inclui a permanência de lacres ou de etiquetas, condições de uso, tempo de garantia e assim por diante. Além de dar mais segurança ao cliente, isso permite melhor planejamento e monitoramento da sua equipe.
Treine a equipe de maneira completa
Toda a equipe também precisa ser treinada para agir corretamente em casos de logística reversa. No atendimento, o padrão de excelência precisa ser mantido para que a experiência de compra do cliente não seja arruinada.
Internamente, a equipe precisa seguir protocolos adequados para conferir disponibilidade de produtos e realizar uma nova expedição. Se a empresa precisa pagar o frete da devolução, por exemplo, isso também precisa ser planejado e o treinamento, oferecido.
Analise os dados da logística reversa
Embora pareça uma situação desfavorável, a logística reversa permite que você faça otimizações importantes no seu negócio. Isso é possível graças à análise dos dados relativos às devoluções e trocas.
Se um produto tem sido devolvido com mais frequência ou se determinado lote apresentou problema, por exemplo, você pode ter a chance de corrigir a falha e evitar que aconteça novamente.
Da mesma forma, uma análise constante dos dados dessa logística permite que você melhore o processo, fazendo com que ele aconteça da maneira mais assertiva e no menor tempo possível.
Quais os benefícios de implantar a logística reversa?
Um bom processo de implementação de logística reversa pode trazer benefícios para o seu negócio, além da própria possibilidade de realizar melhorias mediante a análise de dados.
Com um bom processo implementado, a satisfação do cliente ganha destaque na atuação da empresa. Sabendo que pode trocar ou devolver o produto se necessário, o cliente sente mais segurança e fica mais satisfeito caso um imprevisto aconteça.
Ao tomar a frente da implantação dessa logística, a sua empresa também evita problemas como retornos imprevistos, custos adicionais e gasto excessivo de tempo até que o produto saia novamente da empresa.
A logística reversa é um processo que faz parte de praticamente qualquer negócio, especialmente o e-commerce. Por isso, para implementar uma boa logística do tipo é preciso estabelecer uma política clara, treinar a equipe e analisar os dados para obter insights e possibilidades de melhoria. O resultado é mais satisfação e segurança para o cliente e menos desperdício para a empresa.
Gostou? Então compartilhe nas redes sociais e aproveite para debater com outros profissionais sobre o assunto!