Qual é o futuro do Supply Chain Management? (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos)
A Internet das Coisas Abre Seu Caminho para a Cadeia de Suprimentos
Em um relatório intitulado “Cadeia de suprimentos 2025: Planejamento hoje para amanhã”, de Michael Burkett e John Johnson, a empresa de consultoria Gartner recomenda que as empresas “[adotem] a tecnologia e a análise que impulsionam negócios algorítmicos e criem capacidades para aplicar o conhecimento.
A Internet das coisas (IoT) estão sendo amplamente utilizadas no campo do gerenciamento de frotas. Essas ferramentas auxiliam em tudo, desde o monitoramento de combustível até o acompanhamento do comportamento do motorista e da manutenção do veículo. As aplicações da IoT no mundo mais amplo da gestão da cadeia de suprimentos são praticamente ilimitadas.
Esse aumento drástico na conectividade terá grandes implicações para as empresas e as cadeias de fornecimento que as suportam A IoT já está fornecendo valor para as empresas, na manufatura, a IoT é usada para prever as necessidades de manutenção de ativos, enquanto os sensores permitem que os provedores de serviços de logística monitorem o ambiente de pacotes sensíveis para prever possíveis problemas de fornecimento enquanto ainda estão em trânsito.
Rastreabilidade aprimorada. As empresas terão uma visão maior de onde estão suas remessas, de onde vieram e quando chegarão ao destino. Isso é vital para a conformidade regulatória, melhor atendimento ao cliente e melhor visibilidade geral.
Proteção contra perdas. Quando tudo é rastreado com sensores conectados à Internet, é muito mais difícil para os produtos “perderem” enquanto estão em trânsito. Quando a perda ocorre, é mais fácil para a empresa determinar quando e onde ela aconteceu.
Para manter uma cadeia de suprimentos competitiva no futuro, as empresas precisarão realizar suas devidas diligências e pesquisas de mercado para determinar as formas mais econômicas de colocar seus produtos na frente de novos clientes.
Gostaria de otimizar suas operações?
Acesse www.compulog.com.br e descubra como reduzir custos e aumentar a produtividade.