Solução para Controle de Formação de Comboio

Você sabia que o Código de Trânsito Brasileiro, estabelece penalidade para os veículos lentos, que quando se deslocando em fila ou comboios, não deixarem uma distância mínima que permita a ultrapassagem de veículos?

A Lei nº 9.503, de setembro de 1997, Art.192 A determina que veículos lentos, quando em fila ou comboios, deverão manter uma distância mínima aproximada de oitenta metros entre si, para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

Porém, observamos no dia a dia que essa regra não é cumprida. Os veículos lentos são vistos repetidamente se deslocando em filas, sem deixar o espaço necessário à intercalação dos veículos menores que querem e precisam ultrapassá-los com segurança. À falta deste, formam-se filas enormes de automóveis atrás dos caminhões e ônibus, que obrigam a ultrapassagens arriscadas, as quais constantemente resultam em acidentes de trânsito.

De acordo com a contabilidade da Polícia Rodoviária Federal, o registro do tipo de veículo envolvido em sinistros demonstra o predomínio dos carros de passeio, com 47,4% dos casos, seguidos pelos caminhões e carretas, com 25,4 % das ocorrências. Os caminhões e ônibus respondem por 29,4% dos veículos acidentados.

Pensando nisso nossa equipe de P&D começou a desenvolver um projeto a fim de sanar esse problema que acarreta tantos sinistros, prejuízos e perda de vidas. De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Economia Aplicada – IPEA, Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN e Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, os custos anuais dos acidentes de trânsito nas rodovias federais alcançam a cifra de 10, 6 bilhões de reais.

Assim foi criado o Módulo de Controle de Formação de Comboios do Compulog. O Hardware desenvolvido é composto de um rastreador veicular com GPS, GSM e RF. Que tem como finalidade de informar posição, data, hora e comunicação bilateral entre os veículos. O firmware gerencia os sinais enviando informações ao Software (Compulog) de rastreamento e incidência de comboio entre os veículos envolvidos. Quando ocorre a formação de comboio os veículos envolvidos são alertados por um sinal sonoro intermitente. O sinal cessa quando o veículo se afasta da distância estipulada, que indica a formação de comboio.

Nossas equipes de Engenharia e Desenvolvimento trabalharam mais de 1300 horas no desenvolvimento de Hardware, Firmware e Software que além de atender à necessidade de oferecer segurança e visibilidade no controle de formação de comboios também fosse capaz de gerar relatórios e Kpi’s de desempenho e comportamento do veículo/condutor.

A regra da distância pode ser configurada de acordo com a necessidade, seja ela pela lei nº 9.503, pelas normas de segurança da empresa contratante ou pelas normas do Município. Desde que, seja respeitada a distância mínima de 80 metros.

Se você gostou destas informações e ficou interessado em saber mais sobre o funcionamento desse tipo de atividade, convidamos a entrar em contato conosco através do e-mail comercial@compulog.com.br. Converse com um de nossos especialistas e conte a ele sobre suas necessidades. Teremos um imenso prazer em oferecer as melhore soluções para supri-las.

Rolar para o topo