Venda de veículos usados cresce 9,8%; seminovos são os mais negociados
nquanto as vendas de veículos novos subiram 3,65% no 1º semestre, as de usados cresceram 9,78%, segundo a federação dos concessionários, a Fenabrave. O resultado é na comparação com o mesmo período do ano passado.
Foram negociados 5,25 milhões de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus usados no Brasil entre janeiro e junho. No mesmo período de 2016, o volume foi de 4,78 milhões.
A entidade considera os registros de transferência de documentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Somente de automóveis e comerciais leves foram vendidas 5 milhões de unidades neste semestre, uma alta de quase 10%.
Ainda segundo a Fenabrave, a cada 4 automóveis zero quilômetro emplacados no 1º semestre, 9 usados foram negociados. A entidade diz que uma média normal é de 1 para 3.
No ano passado todo, a venda de usados ficou praticamente estável.
Motos
Contado à parte, o volume de motos usadas negociadas nos primeiros 6 meses do ano foi 4,7% maior do que no mesmo período de 2016. Foram vendidas 1,39 milhão unidades contra 1,33 milhão naquele ano.
As vendas de veículos usados seminovos, como são chamados os que têm até 3 anos rodados, subiu 23,7%, segundo a Fenauto, que também contabiliza os dados do mercado de veículos.
Dos 6,73 milhões de carros, motos, caminhões e ônibus usados negociados entre janeiro e junho, de acordo com essa federação, 2,8 milhões foram seminovos. Eles corresponderam a 41% do total (veja no gráfico acima).
Em segundo lugar ficaram os “usados jovens” (com 4 a 8 anos), somando 2 milhões de unidades.
Em terceiro, os “velhinhos” (com 13 anos ou mais), com 1,18 milhão. Eles foram a única faixa que teve queda nas vendas em relação ao 1º semestre de 2016: a redução foi de 2,3%.
Fonte: G1