Você sabe o que é logística reversa?
Como ela afeta sua cadeia de suprimentos? O que você pode fazer para alavancar sua logística reversa e melhorar sua lucratividade?
A logística reversa se refere ao monitoramento do ciclo de vida de seus produtos depois que eles chegam ao consumidor final. Isso pode incluir como seu produto pode ser reutilizado, como ele deve ser adequadamente descartado após o uso e de qual outra forma ele mesmo expirado, possa gerar valor.
A logística reversa que impacta diretamente as cadeias de suprimento é o retorno dos produtos do consumidor final de volta ao fabricante. A maioria das cadeias de suprimentos deixará de medir o sucesso de suas mercadorias quando o produto for embarcado e entregue no prazo. Embora isso possa ser uma medida precisa da satisfação e do lucro do cliente, ele não considera todos os casos.
E se o seu cliente receber um pedido incompleto? E se eles sentirem que o item que eles encomendaram não corresponde à descrição do produto? E se o cliente mudar de ideia sobre a compra? Em todos esses três cenários prováveis, o retorno do seu produto se qualifica como logística reversa.
Veja as diferentes etapas que um retorno de produto pode incluir:
O envio físico do produto devolvido.
Teste de qualidade do produto devolvido para replicar o erro ou identificar a falha.
Documentação de quaisquer problemas com o item retornado.
Desmontagem, reparação, reciclagem ou reabastecimento do item devolvido.
O gerenciamento da viagem inversa de seu produto de volta à cadeia de suprimento pode ajudá-lo a evitar cometer o mesmo erro duas vezes e permitir a reutilização de tantos componentes quanto possível do seu produto.
Dentro do monitorando da logística reversa de sua cadeia de suprimentos existe quatro análises que podem ser feitas para ajudá-lo a entender o fluxo de produtos retornados:
Volume – Os mesmos itens estão sendo retornados repetidamente? Isso está acontecendo em grandes volumes? Responda sim a qualquer uma dessas perguntas e você provavelmente terá um problema maior do que apenas algumas unidades defeituosas. Você pode precisar considerar um recall ou uma revisão de seu processo de produção.
Porcentagem de vendas – Qual porcentagem de suas vendas é perdida para devoluções de produtos? E quantos desses produtos podem ser reincorporados em sua cadeia de suprimentos por meio de logística reversa? De acordo com um estudo do Aberdeen Group, uma empresa de manufatura média, gastará de 9% a 15% da receita total no processo de devoluções. O que você pode fazer para minimizar essas perdas de receita
Condição em que o produto é devolvido – O produto está falhando após uma operação específica? Você pode determinar algum padrão de falha no produto devolvido? É aqui que a garantia de qualidade (QA) e a reprodução de erros são importantes. Você quer descobrir o que deu errado e corrigir o problema antes que isso aconteça novamente.
Valor Financeiro – Sem monitorar e gerenciar sua logística reversa, sua empresa pode estar perdendo milhões em valor potencial.
Os benefícios de sistemas eficientes de logística reversa
Embora muitas empresas considerem o processo de retorno um mal necessário que não deveria ser percebido, as empresas que implementam um fluxo de trabalho de logística reversa eficaz podem colher vários benefícios. O Compulog, oferece um sistema de Gestão Logística eficiente que proporciona a sua empresa usufruir de tais benefícios:
Redução de custos – Ao planejar antecipadamente as devoluções e fazer a devolução correta, você pode reduzir os custos relacionados (administração, remessa, transporte, suporte técnico etc.)
Serviço mais rápido – Isso se refere ao envio original de mercadorias e à devolução / reembolso de mercadorias. Reembolsar ou substituir mercadorias rapidamente pode ajudar a restaurar a fé de um cliente em uma marca.
Fidelização de clientes – Lidar com erros é tão importante quanto fazer vendas. Se um cliente teve uma má experiência com o seu produto, você tem que fazer tudo certo.
Redução de perdas e lucros não planejados – Recupere a perda de investimento em seu produto defeituoso, consertando e repondo a unidade, descartando-a para peças ou adaptando-a a um mercado secundário. Com um bom programa de logística reversa, você não precisa deixar dinheiro na mesa.
Siga-nos nas redes sociais – Facebook Instagram LinkedIn e fique por dentro do mundo da logística.